entre em contato :
(51) 3741-7917Alguns, sim. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
O primeiro jato de urina “lava” o canal, trazendo células e secreçóes que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Prefira fumar após fazer o exame. O cigarro pode interferir em alguns exames, como testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica, por exemplo.
Sim, água pura pode ser tomada. Mas evite excessos.
O hematoma acontece por extravasamento de sangue para fora da veia. Ele não é desejado, mas pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; uso de algum medicamento que altera a coagulação do sangue. O hematoma, em geral, tende a desaparecer gradual e naturalmente.
Quando, na análise laboratorial, houver qualquer suspeita de interferência, seja por uso de medicamentos, doenças pré-existentes, não cumprimento do tempo de jejum, ou dificuldades na primeira coleta realizada, que impossibilite a análise ou que leve a um resultado duvidoso, o bioquímico responsável pelo laboratório pode solicitar uma nova coleta de material, para confirmação deste resultado.
Apesar do desconforto de voltar ao laboratório, este cuidado dá mais segurança a você e ao seu médico.
Não. A necessidade de jejum, e o tempo que ele deve ser respeitado antes da coleta de sangue, depende do exame que será realizado. Para as dosagens de colesterol e triglicerídeos, se faz necessário o jejum de 12 horas, por exemplo. Enquanto que para realização de um hemograma ou dosagens hormonais, o jejum não é necessário. Entre sempre em contato com o laboratório para receber as orientações adequadas à sua necessidade.